Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Herdeiros

Os Herdeiros

Disposições finais

E assim chega ao fim, após seis meses do início da competição, a nossa participação no concurso "Ler em Português" promovido pela seguintes entidades: Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, criado com o intuito de promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.

 

Tal como afirmamos no início da criação deste blogue «aceitamos ingressar neste projeto porque somos confiantes. Porque somos exploradores. Acreditamos que podemos ir além-fronteiras, tal como outrora os nossos antepassados foram. E conquistaram.» Por nós, Portugal não está culturalmente morto, sem ideias de futuro, nem sem ideias nacionais, provenientes do seu capital humano.

 

Com a nossa participação quisemos mostrar que a cultura ainda sobrevive, que ainda existe uma réstia de esperança entre jovens como nós, e tanto outros, que manifestam gostos mais «eruditos», que por vezes, passam despercebidos nas estatísticas. Queríamos com a nossa participação mostrar que não seguimos, as até então tanto em voga, «politiquices» portuguesas que resumem-se «a políticas de analfabetos, de meninos mimados, escroques de toda a espécie» desprovidos de qualquer conhecimento adquirido, sem recurso ao esforço ou à iniciativa.

 

A nossa «linha editorial» primou: pela atualização constante, sobretudo nesta fase final do concurso, ao publicarmos diariamente dois posts (ao invés dos dois exigidos por semana, somente) com o objetivo de «inundarmos» este blogue de informação pertinente; primou também pela jovialidade, uma vez que este foi um blogue feito por jovens e para jovens também e não só e pela criativiadade e originalidade, ao recorrermos a uma panóplia de recursos bastante ampla tal como pelo interesse, com a criação de posts que não aborrecessem quem os lesse, entre muito outros que desde sempre estavam no cerne das nossas preocupaçóes.

 

Entrevistamos escritores como João Tordo, Tiago R. Santos, Pedro Chagas Freitas e José Luís Peixoto; realizamos reportagens tendo como base a língua portuguesa, percorremos todas as épocas da nossa cultura literária desde a poesia palaciana, ao romantismo até à contemporânea; utilizamos recursos informativos de jornais e crónicas para difundir a cultura portuguesa e divulgar práticas de conhecimento; escrevemos textos e poemas da nossa autoria dedicados ao blogue, ao concurso e ao nosso supra-sumo meio de comunicação: a língua; vimos partir grandes vultos como Eusébio e Vasco Graça Moura cujas homenagens prestamos, vangloriamos Cristiano Ronaldo pela bola de ouro, "diplomata" da nossa cultura e língua além-fronteiras, e celebramos ainda o ano de nascimento de Padre António Vieira. Recorremos a estatísticas nacionais e a centenas de poemas e textos a fim de propagar boas experièncias de leitura. Acompanhamos tudo isto com boa música portuguesa: Amália, Variações, Ornatos. Regamos tudo com muito trabalho. Demos sempre muito de nós. Recebemos muito também, pela experiência e pelo prazer de celebrar quem somos e celebrar a nossa língua, nossa pátria.

 

Este post não é um adeus, de forma alguma. Até breve.

 

 

Os Herdeiros, 

César, Hélder e Vanessa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.